Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Sex | 09.11.18

A cerveja sem alcool

Medicinas Alternativas
 

A prática de actividade física intensa ou prolongada costuma trazer alguns problemas como o quadro inflamatório do dia seguinte, a dor muscular de início tardio, conhecida de praticante de corridas e de modalidades de longa duração como ciclismo e natação. Outro episódio que ocorre após maratonas e triatlos são doenças como gripes e resfriados que são evitados com a ingestão de cerveja sem álcool segundo mostrou um estudo realizado na Alemanha.

Um grupo de pesquisadores liderados por cientistas da Universidade de Munique investigou o benefício dos polifenóis na protecção deste quadro em corredores de maratona. Os pesquisadores escolheram como fonte abundante de polifenóis a cerveja sem álcool.

A razão da escolha é que 1 litro de cerveja sem álcool contém de 400 a 800 miligramas de polifenóis, dosagem suficiente para o efeito protector.

Foram analisados 277 participantes da maratona de Munique, divididos em dois grupos. Um grupo não ingeriu nada associado ao estudo, enquanto outro grupo era orientado a consumir cerca de 1 litro de cerveja sem álcool por dia durante três semanas, antes da maratona e durante duas semanas após a prova.

 

No grupo que consumiu a cerveja sem álcool, houve uma sensível redução do quadro inflamatório que causa a dor muscular tardia, e também praticamente não houve incidência de gripes e resfriados nos dias subsequentes à competição, diferente do grupo que não bebeu a cerveja onde vários casos de problemas respiratórios apareceram após a competição.
Trata-se de uma interessante evidência que confirma a grande importância dos chamados polifenóis, que são identificados como substâncias de rápida absorção, com habilidade de aumentar a capacidade antioxidante do organismo.

“Por mais inusitado que pareça, quando falamos de cerveja sem álcool estamos falando de uma bebida comum e tão natural quanto outras que não contêm álcool, como suco/sumo de frutas. As pessoas tomam tanto refrigerante e sucos industrializados, com aditivos químicos que não trazem nenhum benefício para a saúde, e muitas vezes nem cogitam beber uma cerveja sem álcool que é natural, hidratante, não tem aditivos químicos e tem muitos nutrientes”, afirma a nutricionista Alessandra Luglio.

 

Nota:

Bebo cerveja sem álcool desde que ela apareceu no mercado e sinto-me bem com ela. Dispenso tudo que tenha álcool, até porque a larga maioria tem ingredientes químicos que adulteram a cerveja. Infelizmente, por exemplo, a cerveja sem álcool portuguesa também tem ingredientes químicos, levando-me sempre a optar por uma estrangeira. Caso não haja, escolho um chá (nada de Lipton) ou um sumo natural ou por uma água natural (de preferência em garrafa de vidro).

 

Temas relacionados:

Álcool nos países latinos: Portugal e França são os que mais bebem

Álcool: Factos

Refrigerante: Afecta a vida sexual do homem

O consumo "light" aumenta o risco de diabetes

O chá matcha e seus benefícios

 

Fonte:

Saúde Curiosa

https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/cerveja-sem-alcool-preciosa-ajuda-na-156534