Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Ter | 27.11.18

A hidroterapia

Medicinas Alternativas
 

Eis uma dica rápida de saúde que se pode fazer no chuveiro. A hidroterapia é um tipo de medicina natural que usa a água para restaurar a saúde e aliviar a dor. Pode incluir banhos de vapor, saunas, banhos aos pés e similares, mas esses métodos de hidroterapia exigem maior compromisso de tempo. Se não tiver muito tempo, pode facilmente inserir uma sessão de hidroterapia enquanto está no chuveiro. Basta alternar entre temperatura da água quente e fria e vai desfrutar de um impulso na circulação, uma diminuição da inflamação e uma desintoxicação em todo o corpo.

Às vezes é bom forçar o corpo para além da zona de conforto, a fim de activar os mecanismos internos de cura. Alternar entre imersões em água fria e quente ajuda a aliviar a dor, revitalizar energia e eliminar as toxinas do sistema. 

Quando expõe o corpo à água fria, os vasos sanguíneos contraem-se, movendo o sangue para os órgãos internos. A água quente faz exactamente o oposto, provocando a dilatação dos vasos sanguíneos, o que liberta resíduos dos tecidos orgânicos. Quando alterna entre ambas as temperaturas, a circulação move-se para dentro e para fora, o que liberta fluxos sanguíneos bloqueados, melhora a desintoxicação, e contribui para a distribuição e absorção de nutrientes.

A hidroterapia é igualmente relaxante e estimulante, de modo que pode praticar esta dica de saúde ao tomar o banho de chuveiro matinal.

- Primeiro, molhe todo o corpo, incluindo o rosto, a uma temperatura confortável.
- Depois, aumente lentamente a temperatura da água até ficar tão quente quanto consiga suportar. Vá devagar, porque não quer escaldar a pele!
- Em seguida, diminua a temperatura para frio. Vá realmente além da sua zona de conforto, porque a água fria não o pode prejudicar.
- Alterne entre sete ciclos de calor e sete ciclos de frio.
Oiça mesmo o seu corpo. Com o tempo, será capaz de suportar temperaturas mais extremas. Considere investir em filtros de chuveiro com cartuchos de carbono substituíveis, para não ficar exposto a muitos dos produtos químicos tóxicos − como o cloro (em alguns países também o flúor) − que contamina(m) o abastecimento de água. 

 

Temas relacionados:

Os florais de Dr. Bach, para que servem?

O sono e os chás / tisanas

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós

 

Fonte: https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/a-hidroterapia-em-casa-195158