Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Sex | 09.11.18

A quinoa

Medicinas Alternativas
 

 Está a pensar em começar a levar uma vida mais saudável? Nesse caso, devia conhecer um ingrediente muito saudável e que está cada vez mais em uso na Europa: a quinoa. Porque cada vez cuidamos mais daquilo que ingerimos, questionamos a nossa alimentação e consumimos alimentos biológicos de forma cada vez mais regular.

Mas afinal, o que é a quinoa e quais são os seus benefícios?

Tem-se falado muito da quinoa, pelo que penso devermos saber um pouco mais sobre ela, para que a adicione à sua lista de compras. Vamos lá então esclarecer as dúvidas…

Estes grãos de cereais ganharam a pulso a sua fama como superalimento, devido aos seus grandes benefícios. E porquê? Porque são o único alimento com origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos, fibras e vitaminas que o corpo humano precisa. Para além disso tem ainda proteínas, antioxidantes e nutrientes que ajudam a ter uma saúde de ferro.

Devido ao facto de não ter nenhum glúten é um alimento essencial na dieta de qualquer pessoa com a doença celíaca. No caso de querer emagrecer e perder peso, a quinoa não devia faltar na sua dieta diária pois tem poucas calorias e hidratos de carbono. Outro dos grandes benefícios da quinoa está no facto de ter um baixo índice glicémico, sendo um alimento excelente para aquelas pessoas que sofrem de uma doença tão comum como a diabetes. Como referimos anteriormente, a quinoa também é rica em fibras insolúveis pelo que o seu consumo ajuda a combater os problemas de prisão de ventre.

Se está a seguir uma alimentação vegetariana ou vegana é um alimento que lhe vai fornecer uma grande quantidade de proteínas e de ferro, pelo que pode substituir sem problemas alimentos como a carne e os ovos. Como podemos ver e comprovar, a quinoa é um alimento com um grande número de benefícios para o organismo pelo que pode ser consumida sem problemas na sua alimentação habitual.

Como se deve cozinhar a quinoa?

Por ser um cereal, pode ser cozinhada de forma semelhante ao arroz e às massas, acompanhada de verduras e hortaliças, mas também por carne ou por peixe. Se ainda não teve a oportunidade de a provar, saiba então que o seu sabor é muito parecido ao das nozes.

Primeiramente coloque na água uns 15 minutos. Depois disso está pronto a cozinhada, tostada ou colocada na sopa ou até mesmo no wok.

 

Fonte:

Rica Saúde

https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/quinoa-beneficios-128972