Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Qui | 08.11.18

Açafrão-da-índia

Medicinas Alternativas
 

 

Curcuma longa, cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra e tantos outros nomes que esta especiaria de cor vistosa tem, cuja raiz é um verdadeiro remédio natural.

Na Ásia é utilizada há pelo menos 5.000 anos, para dores dentes, dores no peito, infecções urinárias, flatulência/gases, icterícia, dores menstruais, cólicas, nódoas negras e perdas de sangue.

A dose recomendada é 3 gramas por dia (uma colher de chá), e pode usá-la de diversas maneiras na culinária.

 

Efeitos da cúrcuma no corpo:


1. Menos dores

Efeitos anti-inflamatórios da curcumina. Inflamações podem ser a causa de diversas doenças e mesmo as dores comuns, como dores nas costas podem estar ligadas a inflamações. Portanto, colocar açafrão nos pratos do dia a dia podem ajudar a reduzir dores e doenças.

 

2. Um coração forte

Um coração mais forte é possível com a cúrcuma. A curcumina, o princípio activo da cúrcuma, é capaz de reduzir os níveis do colesterol ruim LDL e fazer uma limpeza nas artérias removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue.

 

3. Cérebro em forma

Várias propriedades neuroprotetivas da curcumina, incluindo melhoras na cognição das pessoas. Para manter o cérebro em forma e para diminuir a possibilidade de ocorrência de doenças neurodegenativas como Alzheimer e Parkinson, uma colher de chá de cúrcuma por dia no arroz, feijão, massas, batidos, sopas...

4. Cancro mantido à distância

Verdadeira especiaria anticancerígena. Esta investigação demonstrou o poder de interferência sobre as células cancerígenas, sendo útil no combate à leucemia, tumores gastrointestinais, de fígado, de mama e  de pulmão.

 

5. Adeus artrite reumatoide

Artrite e alimentação andam pelos mesmos lugares. Esta investigação constatou os benefícios da cúrcuma no tratamento de artrite devido ao seu alto poder anti-inflamatório.

 

6. Digestão fácil

A cúrcuma é eficaz também para resolver problemas de digestão. No entanto não é indicada para pessoas que sofrem de colecistite (inflamação da vesícula biliar)

 

7. Sempre de bom humor 

Até o humor pode ser beneficiado quando se começa a usar mais a cúrcuma em nossa alimentação diaria. Os efeitos da curumina no tratamento da depressão são notórios.

 

8. Amigo dos dentes

Os dentes são beneficiados por esta especiaria, pois tudo indica que as bactérias  que prejudicam os dentes são eliminadas. Uma massagem com cúrcuma no inchaço ou no local da dor boca, ajuda a debelar esse mal estar. 

 

9. Torna o mercúrio inofensivo

Outra boa notícia. O mercúrio dos dentes colocado lá pelos dentistas, tem assim uma opção de não causar danos ao nosso organismo ao deixar de causar intoxicação, graças à cúrcuma.

 

Fontes:

zentrum der gesundheit

prawda-tv

info.kopp-verlag

Daniel Bärker

Klaus Oberbeil

Saúde Curiosa

https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/beneficios-do-acafrao-da-indiacurcuma-93804

 

 
Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina