Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Sex | 31.08.18

Árvore africana: Moringa e seus benefícios para a saúde

Medicinas Alternativas

Moringa, a árvore mágica que pode acabar com a fome no mundo!
Suas folhas verdes contêm mais cálcio que o leite de vaca e mais ferro que o espinafre!

Foto de Haroldo Castro - Época

 

Originária da Ásia - Índia e da África, a árvore de até 12 metros de altura fornece abundantes galhos carregados de pequenas folhinhas verdes. Considerada como uma panaceia para muitos males – de tratamento da malária a dores de estômago – e um alimento com alto valor nutritivo e com uma excelente composição de proteínas, vitaminas e sais minerais, a moringa é uma daquelas árvore que todos habitantes dos trópicos deveriam ter no quintal de casa.

 

Benefícios da Moringa  que poucas pessoas ainda conhecem. Além disso, a Moringa é uma planta da família das moringáceas cujo nome científico é Moringa oleífera. A árvore é de porte pequeno, mas seus ramos podem chegar aos 10 metros de comprimento, e as folhas, raízes e suas vagens podem ser consumidas.

Foto: moringa.blog

 


Também conhecida como acácia branca, árvore rabanete de cavalo, cedro, moringueiro e quiabo de quina, a planta é rica em nutrientes podendo ser inserida na alimentação.

Como é evidente a partir de seu nome, a Moringa em Pó é feita a partir das folhas recém colhidas da árvore Moringa oleifera. O pó fresco da folha de Moringa tem uma cor verde profunda.

Este pó é preparado por secagem das folhas de Moringa a baixa temperatura, de modo que alcance uma consistência fina em pó.

Outra das grandes vantagens desta planta é que possui até 46 tipos de anti-oxidantes, que protegem o nosso organismo dos radicais livres.

Desta forma, ajudam a prevenir o câncer e as doenças degenerativas. Além disso, as suas sementes apresentam um importante valor nutricional.

Por tudo isso, a Moringa é recomendada para tratar a anemia, asma, diabetes, artrite, problemas gastro-intestinais, a epilepsia, a pressão arterial elevada, transtornos da tireoide/tiróide, gengivite e pedras nos rins. Também é altamente recomendável seu uso tópico para irritações da pele, como verrugas, caspa ou infecções cutâneas.

 

Podemos consumir a Moringa de várias maneiras, sendo duas das mais frequentes em cápsulas e em pó.

 

Valor Nutricional da Moringa em pó:
Dentre seus benefícios, temos muitas proteínas, vitamina A, vitamina B, vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio sódio e fósforo. A sua riqueza nestes é muito grande e, para ter uma ideia da quantidade, podemos fazer um comparativo com outros alimentos:

As proteínas são em mesma quantidade do que o ovo e 2 vezes o que o leite possui. Em cálcio, possui 4 vezes mais que o leite; 3 vezes mais potássio que a banana; 4 vezes mais vitamina A do que a cenoura e 7 vezes mais vitamina C do que a laranja.

O consumo desses nutrientes ajuda a baixar os níveis de glicose e o colesterol ruim, além da pressão arterial. Ajuda a melhorar as articulações, combate a asma e a anemia, fortalece o sistema imunológico, fortalece os músculos e ossos, melhora as funções mentais, estimula o crescimento, protege o fígado e os rins, regenera e embeleza a pele e proporciona energia. 

 

1.  Melhora a concentração:
Sendo um pacote completo de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes, este suplemento é óptimo para impulsionar o vigor e energia, bem como aumentar a concentração.

Os alunos podem usá-lo para melhorar a concentração, enquanto os atletas podem se beneficiar na forma de aumento da resistência durante o exercício.

Além disso, ajuda na perda de peso porque fornece energia e vitalidade suficientes para reduzir a necessidade de comer para aumentar os níveis de energia.

 

2. Para controlar diabetes:
É extremamente benéfico para pacientes diabéticos. As cápsulas de moringa oleifera ou uma bebida feita de Moringa  pode ser consumida para manter o nível de açúcar normal. Assim, é um remédio caseiro para pacientes diabéticos.

 

3. Previne o câncer/cancro:
É rica em polifenóis de catequina, particularmente o galato de epigalocatequina, que é um poderoso anti-oxidante para inibir o crescimento de células cancerígenas.

 

4. Para reduzir o colesterol:
A Moringa  é eficaz na redução dos níveis de colesterol LDL e inibição da formação anormal de coágulos sanguíneos.

 

5. Para controlar a pressão arterial:
Outro benefício é a sua capacidade calmante que lhe permite baixar a pressão arterial e promove um bom sono.

É um remédio natural para insónia, pois possui certas propriedades que podem tratar distúrbios do sono.

 

6. Desintoxica:
A Moringa  é frequentemente utilizado para purificar a água devido aos seus efeitos desintoxicantes.

Sendo um agente coagulante, pode ligar-se a bactérias perigosas e outros agentes. De forma semelhante, quando consumido, ajuda na remoção de toxinas do corpo.

 

7. Possui efeito anti-oxidante:
Moringa  é rica em polifenóis, particularmente epigalocatequina galato (EGCG), que é um antioxidante poderoso para inibir o crescimento de células cancerosas.


8. Desintoxica o corpo:
É frequentemente usada para purificar a água, devido aos seus efeitos desintoxicantes. Ser um agente coagulante, pode juntar-se a bactérias perigosas e outros agentes. De um modo semelhante, quando consumido, que ajuda a remover as toxinas do corpo.

 

9. Trata a depressão:
É eficaz no tratamento da depressão e ansiedade, bem como. Você pode torná-lo uma parte de sua dieta e ver os resultados dentro de um par de dias.

 

10. Não possui efeitos colaterais:
100% biológico, portanto sem efeitos colaterais, é seguro para pessoas de todas as idades. Em África, muitas vezes é dado a bebés para superar a desnutrição.

 

11. Trata menores infecções:
Devido ao seu valor medicinal, este suplemento é usado para o tratamento de infecções bacterianas e fúngicas menores, Redução dos níveis de açúcar no sangue, anemia e perda de peso.

 

12. Melhora a imunidade:
Além dos benefícios acima indicados, que melhora a imunidade, fornece a nutrição para os olhos e o cérebro, promove o metabolismo celular e estrutura- e encoraja o funcionamento normal do fígado e rim.

 

13. Fornece nutrientes para os folículos capilares:
Moringa,  rica em vitaminas. A deficiência de vitaminas do complexo B, especialmente B6, biotina, inositol e ácido fólico provoca queda de cabelo.

Por outro lado, as vitaminas C e Vitamina E melhora a circulação do couro cabeludo, tornando assim mais nutrientes disponíveis para os folículos pilosos para crescer o cabelo mais forte e saudável.

A vitamina C é necessária para a manutenção de capilares que transportam sangue para os folículos.

 

14. Ajuda na cicatrização rápida:
Por causa das suas características anti-inflamatórias e anticépticas, os suplementos da Moringa em pó facilitam a cicatrização ágil de lesões mais baixos, como contusões, afável e queimaduras.

 

15. Proteger-se da artrite:
As raízes de Moringa são utilizadas na medicina tradicional para moderar distúrbios do sistema circulatório, para estimular a fome e para aumentar o desempenho do aparelho digestivo. Além destes, são capazes de ajudar nas disfunções sexuais, complicações do aparelho reprodutor feminino e artrite.

 

16. Proteger-se do carcinoma:
De acordo com o estudo, certos elementos contidos nas raízes de Moringa são capazes de cicatrizar do carcinoma de ovário, cálculos renais e inflamações.


17. Estimula a circulação sanguínea:
A Vitamina E está muito presente na Moringa, assim temos um rico anti-oxidante que estimula a circulação sanguínea em volta do couro cabeludo. O movimento apropriado de sangue para o couro cabeludo auxilia na absorção de mais nutrientes disponíveis aos folículos pilosos.

 

Mais benefícios da Moringa:

+ Combate os radicais livres
+ Combate o envelhecimento celular
+ Previne o câncer/cancro
+ Melhora e protege o sistema cardiovascular
+ Garante o bom funcionamento do cérebro e do organismo
+ Actua na prevenção de doenças crónicas e pulmonares
+ Reduz os sintomas da diabetes
+ Protege contra a oxidação e danos ao fígado
+ Restaura o nível de enzimas hepáticas
+ Auxilia nas infecções fúngicas de pele
+ Melhora problemas digestivos
+ Actua contra infecções do tracto urinário


Contra-indicações da Moringa:
Quando se toma em excesso pode causar náuseas e outros problemas gástricos como dispepsia ou diarreia.

Assim, pode ocorrer, especialmente, se tomada em jejum, por causa do poder laxante que caracteriza a Moringa e, em geral, deveria se tratar apenas de um sintoma transitório.

Além disso, o abuso descontrolado desta planta pode ocasionar a perda de sono e aumento de acidez, e convém ter muito cuidado  durante a gravidez.

 

Temas relacionados:

A espirulina

O aloé

Queda de cabelo: Causas e alimentos para evitar a queda

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar

Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica

Pão húngaro de cânhamo

Canábis/cânhamo para fins medicinais

10 super-alimentos

 

Fontes:

Moringa Blog

Pravda-TV

As Medicinas Alternativas