Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Sex | 09.11.18

Auriculoterapia

Medicinas Alternativas
 

 

Se sofre de problemas crónicos de saúde, dor, dependência de álcool ou drogas, excesso de peso, baixo desejo sexual ou praticamente qualquer doença, esta pode ser a mensagem mais emocionante que jamais leu.

Pode ter tentado quase tudo para curar os seus problemas de saúde, mas quando nada tem servido de ajuda, pode sentir que não há mais nada a fazer. No entanto, há um tratamento pouco conhecido, baseado numa técnica antiga, que é capaz de resolver rapidamente, até mesmo problemas de saúde duradouros, em pessoas de todas as idades.

Se for capaz de tocar nas orelhas e apenas aplicar pressão em determinadas áreas − chamadas pontos reflexos − pode dizer adeus a essas doenças que o têm incomodado durante tanto tempo. Cada ponto reflexo na orelha afecta um órgão ou sistema específico no corpo. Estimule esse ponto e o próprio corpo assume o controlo e começa a corrigir o problema. Pode literalmente desligar a dor com os dedos. Sim, com a ponta dos dedos! 

Imagine que tem uma dor de cabeça ou dor nas costas ou dor causada pela artrite ou dor ciática ou qualquer outro tipo de dor. Tudo o que tem a fazer é aplicar pressão sobre um ponto específico na orelha (chamado Ponto de Controlo da Dor). Assim que fizer isso, o ouvido externo envia mensagens para o cérebro. O cérebro transmite depois “ordens” ao corpo para inundar o sistema com bioquímicos analgésicos, como endorfinas e encefalinas. Logo que níveis elevados desses compostos bioquímicos são introduzidos no sangue e líquido cefalorraquidiano, o corpo mata a dor espontaneamente, sem o uso de analgésicos medicamentosos.

 As endorfinas e encefalinas têm um efeito analgésico e são conhecidas por serem tão eficazes como a morfina a pôr termo à dor. É por isso que a auriculoterapia tem sido usada como uma maneira natural para combater a dor crónica e a enxaqueca. É o mais saudável alívio da dor disponível, sem efeitos colaterais!

O corpo humano é um organismo auto-reparador magnificamente concebido, que pode realizar toda a cura e reparação para praticamente qualquer condição de saúde, desde que lhe seja fornecido um estímulo inicial. Aplicar pressão em vários pontos na orelha é, geralmente, o ponto de partida necessário. A capacidade de auto-cura do corpo é incrivelmente poderosa, e está sempre pronta a realizar todo o trabalho para se curar plena e rapidamente.

Tudo o que precisa é o conhecimento dos pontos a pressionar e como estimular esses pontos. Esta técnica surpreendente chama-se auriculoterapia ou terapia auricular. Mesmo que nunca tenha ouvido falar nela, a auriculoterapia não é um tratamento pouco convencional ou sem comprovação. Muito pelo contrário, a auriculoterapia é reconhecida e aprovada por:

Agência para os Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA); e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O tratamento é bastante simples. Nas clínicas, profissionais licenciados estimulam pontos específicos nas orelhas, com agulhas de acupunctura ou dispositivos que aplicam microcorrentes eléctricas, agulhas auriculares permanentes ou não, magnetos dourados ou de prata, sementes de mostarda. Mas a boa notícia é que o processo também funciona aplicando apenas pressão com os dedos, ou um pequeno instrumento de ponta romba − como a extremidade de um fósforo.

Pode usar com sucesso a auriculoterapia para tratar problemas de saúde que o têm atormentado há muitos anos. Imagine que tem um hábito tabágico de que se quer livrar. A nicotina é cerca de 3 ou 4 vezes mais viciante que a heroína − é por isso que o hábito de fumar tem sido sempre um dos mais difíceis de quebrar, principalmente em mulheres. Mas se aplicar pressão com os dedos sobre um ponto específico na orelha (chamado Ponto de Nicotina), eis o que acontece:

Estimular o Ponto de Nicotina “engana” o corpo e fá-lo pensar que ainda está a receber nicotina, quando na verdade não está. Isso acontece, porque a estimulação induz a produção de endorfinas, as quais bloqueiam os neuro-receptores específicos a que a nicotina se liga, levando assim o corpo a pensar que está a ingerir nicotina.

É por isso que habitualmente não existem sintomas de abstinência quando se usa auriculoterapia para a cessação tabágica. Logo que o corpo perde a exposição à nicotina, vai perdendo gradualmente a via neurológica viciante e perde assim o desejo tabágico.

Muitas pessoas têm sido capazes de deixar o hábito de fumar com a auriculoterapia, mesmo se falharam muitas vezes antes, ao usar outros mecanismos de cessação do tabagismo. Alguns estudos mostram que a auriculoterapia é 7 vezes mais poderosa do que outros métodos utilizados para deixar de fumar. 

A auriculoterapia baseia-se em antigas técnicas médicas orientais e tem as suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa MTC. Os chineses desenvolveram e refinaram a acupunctura para equilibrar o Chi, que se refere à energia ou força vital no corpo. É tão eficaz no controle da dor localizada, que os médicos chineses podem realizar cirurgia sem anestesia, porque o paciente não sente nenhuma dor.

A partir da acupunctura, foi desenvolvida a acupressão, que também estimula os pontos de acupunctura, só que sem agulhas. A auriculoterapia é uma forma específica desta poderosa abordagem antiga de cura e bem-estar, que aproveita os recursos do próprio corpo para resolver problemas de saúde, mesmo de longa data.

Um dos princípios fundamentais desta tecnologia de cura é que a parte externa da orelha (pavilhão auricular) é uma imagem simétrica de um feto humano invertido, isto é, o ouvido é uma representação microcósmica de todo o corpo. Por outras palavras, cada ponto da orelha corresponde e está associada a um órgão específico da anatomia humana. Isso significa que cada parte do corpo pode ser acessada através de pontos na orelha.

A acupunctura tradicional trabalha sobre os meridianos de energia do corpo. Em contraste, a auriculoterapia baseia-se nas ligações nervosas (o sistema nervoso humano), o que permite o tratamento localizado para os órgãos ou sistemas envolvidos no problema de saúde. Em vez de operar directamente sobre um determinado sintoma, como massajar uma dor nas costas, estimular determinados pontos na orelha envia mensagens para o cérebro. Depois, o cérebro transmite “ordens” para o corpo realizar actividades de cura e equilíbrio.

Isso funciona porque a estimulação dos pontos reflexos da orelha melhora o fluxo de energia no corpo, o que remove estanação/bloqueios para restaurar o equilíbrio e a saúde. E a melhor parte é que não há efeitos colaterais incómodos ou perigosos.

A auriculoterapia é comumente usada por médicos/terapeutas não convencionais de MTC na China, Alemanha, Áustria, Suíça, Chile, Argentina, natrologistas/naturólogos, quiropráticos, naturopatas, enfermeiros, fisioterapeutas, reflexologistas e psicólogos, entre outros que lidam com a dor e vícios. Os profissionais estimulam os pontos com acupunctura, sonopunctura (vibrações sonoras), impulsos elétricos ou a aplicação manual de agulhas auriculares ou magnetos. Todas estas são formas comuns para estimular os pontos da orelha.

O tratamento também pode ser feito pela própria pessoa, usando os dedos para aplicar pressão. A auriculoterapia é tão segura e fácil, que se pode fazer em casa.

 

Resumindo: A Auriculoterapia funciona muito bem mesmo em caso de vícios como alcool, drogas, tabaco, principalmente, quando a pessoa em causa está motivada. E sem efeitos secundários/colaterais. Em caso de dúvida, procure um terapeuta/médico não convencional.

 

Fontes:

São como um pero

zentrum der gesundheit

prawda-tv

info.kopp-verlag

https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/mtc-auriculoterapia-o-que-e-e-para-97363