Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Sex | 09.11.18

Couve-flor; Benefícios e propriedades (receita)

Medicinas Alternativas
 

 

A couve-flor é um dos legumes mais saudáveis e nutritivos que existem. Trata-se de uma excelente fonte de vitaminas A,B, C e K e ainda de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de conter oligoelementos como ferro, manganês e fósforo. Apesar de não ser uma das verduras mais difundidas, talvez pelo cheiro que exala quando cozinhada, porém, é sensato incluir a couve-flor na nossa alimentação. Porquê?

Excelente diurético

Dado que tem uma grande quantidade de água na sua composição, a couve-flor é um tipo de alimento excelente para limpar e desintoxicar todo o corpo. O consumo de couve-flor é perfeito para combater o problema da retenção de líquidos e para eliminar as toxinas que se vão acumulando no organismo após cada refeição. Trata-se de uma boa forma de depurar a fundo todo o corpo e para perder algum peso. 

Ajuda na prevenção do cancro

A couve-flor é rica numa substância chamada sulforafano, um composto à base de enxofre e que de acordo com alguns estudos científicos ajuda a prevenir o risco de cancro. Para além disso, a ingestão habitual de couve-flor ajuda a controlar a própria doença e acalma algumas das dores que a pessoa possa estar a sentir. 

Cuida da pele

Dado que é uma excelente fonte de todo o tipo de antioxidantes, o consumo de couve-flor ajuda a travar os diferentes sinais de envelhecimento e a manter a pele em bom estado e sem sinais de rugas. Graças às suas maravilhosas propriedades, o seu consumo ajuda a regenerar as células da pele e a combateros danos causados pelos radicais livres. 

Protege o coração

Entre outros grandes benefícios da couve-flor estão o facto ajudar a baixar a pressão arterial e ainda proteger a saúde do coração. Por essa razão, o consumo habitual desta verdura ajuda a prevenir o risco de vir a padecer de doenças do tipo cardiovascular e a reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue.

Digestivo

A couve-flor é um tipo de verdura com uma grande quantidade de fibras, pelo que o seu consumo promove uma boa digestão. Para além disso, a couve-flor contém glucorafanina, um composto essencial e importante para evitar doenças do tracto estômago-intestino.  Sumo desta couve faz manutenção ao pâncreas, limpa o estômago e alivia espasmos abdominais e úlceras. Este sumopurifica o sangue e é utilizado com sucesso no tratamento de ácido úrico, reumatismo e maleitas semelhantes.

Melhora a saúde cerebral

O consumo habitual de couve-flor é perfeito para ajudar a melhorar a saúde e actividade do cérebro. Isto deve-se ao facto desta verdura ser muito rica em vitamina B, um tipo de vitamina que ajuda ao bom desenvolvimento do cérebro, que evita a sua deterioração e que se vá danificando com a passagem dos anos. 

Quer emagrecer?

A couve-flor é também um legume com poucas calorias e que tem inúmeros nutrientes, pelo que se trata de um alimento excelente para emagrecer e para ajudar a perder alguns quilos a mais. Por ser bastante rico em fibras, o consumo de couve-flor ajuda a saciar o apetite e evita que a pessoa tenha a tentação de consumir mais calorias do que as necessárias. Se estiver a fazer dieta, este é um alimento essencial em qualquer ementa diária. 

 

Como pudemos constatar, a couve-flor apesar de não ter a mesma fama de outro tipo de legumes como a alface os brócolos ou as couves, porém tem uma série de propriedades realmente benéficas para o organismo, para além de ser um bom alimento para ser consumido de forma habitual. Lembre-se que a couve-flor pode ser consumida de muitas formas, quer seja fervida, à milanesa ou gratinada com um delicioso molho feito por si.

 

Precisa de uma receita?

Aqui vai:

Couve-flor e cenoura na caçarola!

Para 4 a 6 pessoas, tempo de preparação: cerca de 30 min de cozedura e tempo no forno cerca de 1 h e 20 min.

Ingredientes:
1,5 kg de batatas (farinhentas) ou então batata doce
300 g de cenouras
3 cebolas grandes
1 couve-flor
1/2 molhe de cebolinho
6 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite biológico
1 colher de chá de noz moscada
1 pitada de pimenta
1 pitada de sal de ervas ou sal dos Himalaias

Preparação:

Ferva as batatas em água e sal, amasse-as, e junte 4 colheres de sopa de óleo de coco/azeite biológico e misture o cebolinho.
As cebolas e as cenouras fritar com um pouco de óleo de coco/azeite, por por aprox. 5 min.
Cozinhar a vapor a couve-flor, cozinhe por 5 min.

Colocar os legumes na caçarola, pela seguinte ordem:

1. Temperar a couve-flor com pimenta e a noz-moscada 
2. Cenouras
3. Cebolas
4. Purê de batata (batata amassada)

Distribuir o purê de batata, uniformemente, de modo que os vegetais fiquem completamente cobertos.

Aquecer o forno a 200 ºC (pré-aquecimento), em seguida, coloque a caçarola cerca de 50 minutos no forno. Et voilà 

 

Fontes:

info.kopp-verlag

zentrum der gesundheit

Rica Saúde

https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/couve-flor-beneficios-e-propriedades-93959