Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Qui | 15.11.18

Frutas e legumes

Medicinas Alternativas
 

Ingerir 5 porções de fruta e de legumes por dia é positivo para a saúde. Mas comer o dobro das porções é ainda melhor e poderia evitar 7,8 milhões de mortes prematuras por ano! (Suponho que este número se refira à Europa).

Estas conclusões são de uma meta-análise conduzida por peritos do Imperial College of London e publicados no International Journal of Epidemiology com base em informações de 95 estudos que envolveram mais de 2 milhões de pessoas.

Os resultados da investigação, afirmam ser muito positivo para a saúde ingerir por dia aprox. 800 gr. de frutas e vegetais, o equivalente a 10 porções de 80 gr. cada uma.

Actualmente a OMS - Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de 5 porções de frutas e legumes, i.e. aprox. 400 gr. de vegetais.

Uma porção é, por exemplo, uma pêra, uma maçã ou um cacho de uvas ou ainda três colheres de sopa de legumes cozidos.

De acordo com diversos estudos, o consumo deste número de porções de vegetais promove uma redução do risco de de doenças cardíacas em 24%, de AVC em 33%, de doenças cardiovasculares em 28%, de cancro em 13% e de morte prematura em 31%. 

Os pesquisadores concluíram ainda que na prevenção das doenças cardíacas, cardiovasculares, AVC e morte prematura os vegetais mais eficazes são a alface, a chicória, os brócolos, as frutas cítricas, espinafres, as maçãs, as pêras e o repolho.

Segundo eles os vegetais verdes, como os espinafres ou feijão verde, e legumes amarelados, como as cenouras, ajudam a reduzir o risco de cancro.

Segundo os cientistas, os legumes e frutas "contêm muitos antioxidantes que podem reduzir o risco de lesão no ADN e reduzir o risco de contrair cancro".

 

Obs.:

As porções não devem ser tomadas à letra, pois vai variar com a idade, com o sexo, com o tamanho da pessoa. Uma coisa é estarmos a falar de um homem com 2,10 m de altura e 150 kg de peso e outra de uma mulher com 1,50 m de altura e 50 kg de peso. O metabolismo também varia de pessoa para pessoa. Daí resultar que as porções variarem de pessoa para pessoa, claro que comer legumes e frutas é muito importante para o ser humano disso não tenhamos dúvidas.

 

Temas relacionados:

Pêssego: 12 benefícios na saúde

Os melhores alimentos para aumentar a fertilidade

Alimentos que ajudam a combater a perda de memória

Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)

27 alimentos mais alcalinos: Para proteger a sua saúde da larga maioria das doenças, incluindo cancro

Os coentros: 18 benefícios para a sua saúde

A banana e suas características

-  27 antibióticos naturais

Couve-flor; Benefícios e propriedades (receita)

 
Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina