Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

As Medicinas Tradicionais

Saúde; Medicinas Alternativas; Medicinas Naturais

Qui | 15.11.18

Pêssego

Medicinas Alternativas
 

O pêssego é rico em vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K e contém muitas substâncias que combatem o cancro. 

O pêssego é uma fruta de origem chinesa é o seu nome científico é Prunus persica. O pêssego ajudar a nutrir corpo excelente fonte em vitaminas, minerais e fitonutrientes. Contém sais minerais como o ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo, cobre, manganês, magnésio, carboidratos, fibras e cálcio

É importante comprar pêssegos biológicos, já que os pêssegos convencionais são pulverizadas com pesticidas e herbicidas nocivos, OGM ou transgénicos, o que prejudica quaisquer componentes benéficos no pêssego.

 

Um pouco de história:

A China é o país original do pêssego. Lá eles já eram conhecidos há 2.000 antes de Cristo. Para eles, esta fruta era um símbolo da imortalidade.

Provavelmente, há cerca de 1.000 anos atrás, o pêssego chegou à Europa através da Pérsia.

A fruta é cultivada hoje em áreas vitícolas na Europa Central, bem como em muitos locais com climas subtropicais no mundo. A China será ainda hoje o maior produtor mundial de pêssego.

 

Benefícios: 

-  Fruta madura e fresca como o pêssego na alimentação é uma óptima maneira de ajudar a controlar a fome e perder peso. Este fruto faz se sentir saciado e impede que coma demais.

 

- Ajuda a manter a pele elástica e brilhante.

 

- Ajuda a reduzir a ansiedade e o stresse e na naturopatia diz-se que o pêssego é o  fruto que acalma.

 

- Ajuda a reduzir a queda de cabelo e possui um efeito positivo sobre o couro cabeludo.

 

Ajuda no controle do diabetes e obesidade por possuir compostos bioactivos que podem lutar contra o diabetes e outras doenças relacionadas à obesidade.

 

- Os níveis de vitamina C no pêssego são elevados, daí esta vitamina ser um ingrediente essencial para beneficiar a elasticidade da nossa pele, assim como manter nosso sistema imunológico em bom funcionamento. O pêssego ajuda a diminuir o processo de envelhecimento precoce e reduz a formação de rugas graças aos antioxidantes, como a vitamina C e o ácido colagénico.

A vitamina C, é essencial na formação de ossos, dentes, pele, músculos e vasos sanguíneos dos bebés. Além disso, ajuda a absorver melhor o ferro, um mineral muito importante durante a gravidez

 

- Os pêssegos biológicos são ricos em ferro e vitamina K, que são duas substâncias importantes para manter a saúde do coração. A vitamina K impede a coagulação do sangue e protege contra uma variedade de doenças cardíacas. O ferro mantém o sangue forte e saudável além de previne o aparecimento da anemia. O licopeno e luteína deste fruto também reduzem significativamente o risco de desenvolver doenças cardíacas.

 

- São uma relevante fonte de beta-caroteno, composto que é convertido em vitamina A no organismo, e que é essencial para a boa saúde das nossos retinas. Pessoas com problemas de visão têm frequentemente deficiência em beta-caroteno, assim com o consumo de pêssegos os níveis de beta-caroteno são aumentados e irão promover a saúde dos olhos. Este composto também ajuda a prevenir a cegueira nocturna e degeneração macular relacionada à idade.

 

- Os pêssegos são uma ótima maneira de limpar as toxinas do seu cólon, rins, estômago e fígado. Com alto teor de fibras, seu corpo expelirá quaisquer resíduos tóxicos em excesso no intestino, e ajuda a proteger contra o cancro/câncer de cólon. Além disso, também são ricos em potássio, o potássioajuda na redução das doenças relacionadas com rins e reduz as chances de desenvolvimento de úlceras.

 

- O pêssego tem compostos bioactivos e fenólicos que agem como verdadeiros agentes naturais contra a obesidade e a inflamação, sendo de grande utilidade para reduzir o colesterol ruim LDL.

 

- Os pêssegos biológicos são ricos em antioxidantes, que vão desde o licopeno, vitamina C até ao ácido colagénico. Os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres no organismo, que normalmente causam doenças com risco de vida e doenças como o cancro/câncer, doenças auto-imunes e ainda outras doenças.

 

- O potássio contido no pêssego é óptimo na redução das doenças relacionadas com os rins e ajuda a limpar a bexiga. A concentração de potássio e outras vitaminas desta fruta vai permitir manter a função renal normal assim como do fígado. O consumo de pêssego ajuda a evitar a nefrite e uma variedade de outras doenças renais, bem como ajudar a eliminar as pedras nos rins.

 

Usos do pêssego:


Uso culinário
Seu uso neste campo é muito amplo e pode ser consumido:

- Comer fresco e com casca

- Em batidos

- Em iogurtes vegetais ou não

- Em molhos

- Em saladas

- Em sobremesas

- Em sumos/sucos

- Em tortas

- No chá


Uso medicinal
Todas as partes do pêssego têm sua utilidade.

As folhas, serão de grande benefício para tratar a tosse, bronquite e para eliminar parasitas intestinais, já que possuem propriedades desintoxicantes, laxantes e diuréticas.
As flores, vão ajudar a aliviar a prisão de ventre e a prevenir edemas.
Os caroços,  poderá utilizá-los como remédio natural em alguns transtornos menstruais como dismenorreia e amenorreia. Além disso, também serão de grande ajuda para aliviar a asma e a tosse.

O miolo do caroço, ajuda a combater o cancro/câncer devido ao seu conteúdo de vitamina B17.